OSSAIN

Considerado o pai das plantas sagradas e milagrosas, Ossain é o Orixá da cura. Por ter o conhecimento e poder sobre qualquer vegetação, consegue a cura de todos os males de maneira natural. Dessa forma, é um Orixá que atua em trabalhos pela saúde e ajuda quem procura levar uma vida saudável.

É um dos Orixás mais misteriosos da Umbanda e tem um comportamento bastante reservado. Entre todos os outros Orixás, Ossain não tem nenhum relacionamento com os demais e é o que menos se sabe sobre a vida. No sincretismo religioso, é relacionado com São Benedito.

Ossain é um Orixá bastante reservado e pouco visto nos terreiros. Acredita-se que ele até prefere que existam várias lendas sobre si, já que não se importa com isso, afinal, tem bastante segurança sobre quem é, o que quer e como trabalha.


 Essa sua sabedoria e paz de espírito são representadas em sua vestimenta com a cor branca combinada com o verde das folhas.


Junto com Oxóssi e Ogum, é um defensor das matas e encontra nas florestas mais virgens e profundas a emanação pura da energia da natureza. Aconselha-se sempre deixar uma oferenda aos três Orixás sempre que adentrar a uma mata, já que é um território sagrado e que deve ser respeitado.


Os filhos desse Orixá carregam consigo as principais características e energias do pai. No geral, são indivíduos bastante equilibrados e cautelosos. Dificilmente você encontrará um filho de Ossain deixando seus gostos, simpatias e antipatias interferir na forma como entendem e opinam sobre os outros. 


Dessa forma, são pessoas que sabem muito bem controlar seus sentimentos e emoções.

Também são muito racionais e frios nas decisões que tomam, demonstrando uma invejável capacidade de discernimento. Além disso, assim como o Orixá, são reservados e nunca opinam em questões que não lhes dizem respeito.

 

DIA: Quinta-feira.

CORES: Verde e Branco.

SÍMBOLOS: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada).

ELEMENTOS: Floresta e Plantas selvagens (Terra).

DOMÍNIOS: Medicina e Liturgia através das folhas.

SAUDAÇÃO: Ewé ó!